Monday, 30 January 2017

Bilimbi

Em 2016, no Acre, descobrimos o Bilimbi, uma fruta cítrica super deliciosa, da família das Oxalidaceae (a mesma da carambola), que pode ser consumida verde e salgada, como conserva, tira-gosto ou parte de molhos; ou madura e crua como fruta ou no preparo de geleias, sucos, vinho e caipirinha. É muito utilizada na Bahia (onde a chamam de Biri-Biri) no preparo de moquecas e mariscados.



Originária do Sudeste da Ásia e introduzida no Brasil pela Amazônia através de Caiena, Guiana Francesa, é uma árvore que pode chegar a 10m de altura, com casca lisa e marrom. As folhas são compostas por cinco a 16 folíolos alongados que podem chegar a 12cm de comprimento. A planta fecha as folhas à noite (nictante). Possui flores pequenas, vermelho-escuras, bastante aromáticas, presas aos ramos e troncos. Possui floração contínua, com flores e frutos ao mesmo tempo e pode gerar frutos durante todo o ano.Os frutos são bagas elipsoides de 5 a 10 cm de comprimento e até 4cm de diâmetro. Nascem agrupados, presos aos troncos ou ramos lenhosos da planta.
O cultivo é feito através de sementes ou de enxertos, preferencialmente em climas tropicais e subtropicais.



PROPRIEDADES MEDICINAIS


Contém 60mg de Vitamina C por 100g de polpa, o que é mais do que a quantidade de Vitamina C presente na laranja e no limão. Frutos: [comidos] são antibióticos, antiescorbúticos e antidiabéticos; [suco] pingar gotas nos olhos e tomado para baixar a febre; [cocção] hepatite, diarreia, febre, inflamações; [extrato alcoólico ou aquoso das folhas] redução da taxa de glicose e de triglicerídeos no sangue. Folhas: [emplastros] enfermidades da pele, sarampo, acne e reumatismo localizado; [infusão] pós-parto e infecções do reto; [cocção] tônica, para baixar a diabetes e para doenças sexualmente transmissíveis.

Referências
Plantas Medicinales Nativas y cultivadas en SurAmérica. Página 40. Bilimbi. Disponível em Acesso em 30/01/2017.

No comments:

Post a Comment